Nossa História
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (antes Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro – FMTM) foi fundada em 1953 fruto do desejo de ampliar a contribuição social de uma equipe de médicos locais e do forte apoio comunitário, passando a oferecer o curso de graduação de Medicina que teve sua consolidação em 1959.No momento de sua fundação, ela recebeu o prédio da antiga cadeia pública (atual Campus I). Devido às más instalações do local, estudantes, professores e funcionários uniram-se para realizar as reformas necessárias na famosa “OPERAÇÃO MED”. Em 2005, ocorreu a transformação em Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
Até 1994, a Atlética era um simples segmento do DA, conhecido por Departamento de Esportes.Organizou-se então um movimento separatista. Em 1995, um grupo de alunos encabeçados por nomes com ngelo Matheus, Díminson Braz e José Carlos Costa (hoje formados pela UFTM) deram um brado de independência e propuseram a criação de uma Associação Atlética Acadêmica, aos modelos do que já existia nas principais faculdades de Medicina do país.
Não era uma simples mudança de nome. Buscava-se muito mais que isso, buscava-se a estruturação de um grupo de atletas realmente comprometidos em cercar o nome da FMTM de glórias e vitórias, em honrar nossa Faculdade nos torneios universitários da cidade, e principalmente ver nosso nome acima de todos na (ou no?) Intermed Minas.
Para homenagear, talvez, o maior atleta uberabense do século passado, ngelo sugeriu o nome de Djalma Santos, jogador de futebol bicampeão mundial em 1958 e 1962 e que residia na cidade.
Surgia assim a primeira atlética médica mineira, a AAADS, Associação Atlética Acadêmica Djalma Santos.